Lupion atento a suspensão das tarifas de importação de leite da UE e Nova Zelândia

O deputado federal, Pedro Lupion (DEM) protocolou, no dia 7 de fevereiro, requerimento de informações, junto à Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, para solicitar informações ao Ministério da Economia sobre a suspensão das tarifas de importação de leite da União Europeia e da Nova Zelândia, anunciada pela pasta.

 

De acordo com Lupion, a taxa era aplicada desde 2001, como forma de proteger o mercado nacional da concorrência desleal de produtores internacionais, que vendiam a preços abaixo do que o praticado nos seus próprios mercados, o “dumping”.

 

“Entendo que essa medida gera uma insegurança imensa em todo o setor produtivo de leite e no que isso pode significar para a nossa produção, principalmente para os pequenos produtores familiares e as cooperativas de leite”.

 

“Se houver uma retomada de importações desses grandes mercados (União Europeia e Nova Zelândia), além da possível queda no preço do produto, preocupa-me a posição que podem tomar as multinacionais que já têm contratos no exterior, e na perda que teriam os produtores nacionais”, explica o deputado.

 

Lupion afirma que, como Coordenador de Política Agrícola da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA),vai recorrer ao governo para saber os motivos, e se são justificáveis. “Questionei a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também está surpresa com a decisão.”

 

Segundo o parlamentar, a Aliança Láctea do Sul-brasileira, também vai se reunir para tratar da questão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *