Com UTI pronta, prefeito e Lupion querem marcar data da inauguração

O prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), e o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 19, com o secretário estadual da Saúde Michele Caputo Neto e com o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, em Curitiba.

 

 

O objetivo da visita é marcar a data da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Adulta do Hospital Regional do Norte Pioneiro, sediado em Santo Antônio da Platina. A obra está praticamente pronta, faltando apenas alguns arremates.

 
O prefeito e o deputado estavam acompanhados da secretária municipal da Saúde, Rosimar do Espirito Santo Moreira e da diretora Adriana Almeida. O grupo reivindicou a aquisição do mobiliário da ala. Os equipamentos estão sendo providenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnorpi). Boa parte deles já foi adquirida.

 
Segundo o prefeito, a inauguração vai depender da Secretaria Estadual da Saúde. “Queremos entregar a unidade equipada e mobiliada. Estamos dependendo da aquisição do mobiliário, que será feita através da Sesa. É preciso cumprir todos os trâmites legais, como abertura de licitação e prazos de entrega. Também convidamos o secretário Michele Caputo e o governador Beto Richa para a inauguração, que acredito que aconteça no final do ano”, disse.

 
Pedro Claro fez questão de agradecer Caputo pela atenção oferecida a Santo Antônio da Platina e também ao deputado estadual Pedro Lupion. “Temos que ser sinceros e humildes. A intervenção do deputado Pedro Lupion junto à secretaria de Saúde e ao governador Beto Richa fez com que o sonho de todos os moradores do Norte Pioneiro se tornasse realidade.

 

 

Já temos uma UTI neonatal que salva centenas de vidas de recém-nascidos e agora teremos a adulta, que também possibilitará o funcionamento do centro de hemodinâmica. Só tenho a agradecer o empenho do deputado, do secretário e do governador. Eles sempre me atenderam e possibilitaram que um dos setores mais complicados de qualquer administração pública, conseguisse tantos avanços, como o que de nossa cidade”, enalteceu salientando que apesar de não disputar a reeleição para prefeito, vai continuar trabalhando para trazer melhorias para Santo Antônio da Platina até o dia 31 de dezembro, quando termina seu mandato.

 

 
A secretária municipal Rosimar do Espírito Santo e a diretora Adriana ainda lembraram que com o funcionamento da UTI adulta, as mães que apresentarem complicações de parto poderão ficar no mesmo hospital que seus bebês. “Antes o recém-nascido ficava na UTI neonatal de Santo Antônio e a mãe tinha que ir para a UTI de outro hospital, em outro município. Ou seja: mãe e filho ficavam separados justamente nos momentos mais difíceis de suas vidas. Agora, eles ficarão bem próximos e mais tranquilos”, disseram.

 

 
O deputado Pedro Lupion comemora essa importante conquista, resultado da boa parceria com o governo estadual. “Ao todo o HR contará com 20 leitos de UTI, 10 da neonatal e 10 da adulta. Um incremento à saúde de toda a população do município e região. Em breve Santo Antônio da Platina tem tudo para ser uma referência no setor da saúde. A segurança e a qualidade no atendimento estão entre as maiores aquisições de uma cidade e sua população”, enfatiza Lupion.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *