Lupion e chefe do NRE querem reformas urgentes em três colégios do NP

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) esteve, na manhã desta segunda-feira (11), acompanhado da chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Magda Nogueira, para reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Educação (SEED).

 

 

Na pauta, os três maiores colégio da região: Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina, Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho e Colégio Silvio Tavares, de Cambará. Participaram do encontro o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Paulo David Choinski, a superintendente de Educação, Fabiana Cristina Campos, Creusa Borges Abdala, chefe de gabinete e Daniela Silva Ramos, do departamento jurídico da SEED.

 

 

As três instituições de ensino precisam urgência nos atendimentos para liberação de recursos para investimentos em melhorias, recuperação e reforma.

 

 

Para o Colégio Estadual Rio Branco, ensino fundamental, médio, normal e profissional – de Santo Antônio da Platina – maior do município- Lupion pleiteou a necessidade, urgente de atendimento no setor de engenharia, uma vez que o refeitório da instituição está interditado por problemas estruturais, além de rachaduras em outras paredes do imóvel.

 

 

O deputado lembrou que o colégio – que abriga aproximadamente dois mil alunos diariamente – está com o refeitório interditado há tempos. O parlamentar destacou o caráter emergencial da solicitação e defendeu a imediata demolição da atual estrutura e início do processo de licitação para começar a construção do novo refeitório o mais rápido possível.

 

 

“O Rio Branco foi construído pelo meu bisavó, Moisés Lupion quando governador. Para mim a instituição tem um valor pessoal muito grande, não vamos descansar enquanto não darmos condições adequadas aos alunos, professores e funcionários do colégio.

 

 

A chefe do Núcleo expôs as dificuldades enfrentadas pelos alunos, que não fazem as refeições no espaço apropriado. “As crianças estão comendo em pé, sem condições adequadas e saudáveis”, enfatizou.

 

 

O superintendente de Desenvolvimento Educacional da SEED compartilha do mesmo posicionamento do deputado e disse que, ainda nesta semana, vai elaborar um cronograma de obras, com prazos de andamento do processo e planilha orçamentária. Ele adiantou que o processo de licitação já foi iniciado.

 

 

Lupion reiterou a necessidade de a SEED intervir para conclusão das obras do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho, que já foram iniciadas, mas que atualmente se encontram paralisadas aguardando novo processo de licitação. O parlamentar advertiu que os alunos já foram relocados para o antigo prédio da CEEBJA do município – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos. “Hoje são 1.410 alunos do Colégio Rui Barbosa que aguardam ansiosos para retornarem às salas de aula e saírem dessa situação de improviso”, colocou.

 

 

O Colégio Silvio Tavares, de Cambará, acometido por um forte incêndio há meses, também esteve na pauta da reunião. O parlamentar lembrou que os alunos foram relocados para outras escolas do município e enfatizou a necessidade de concluir, o mais breve possível, o novo processo de licitação. “A reforma já foi iniciada, mas foi interrompida por problemas no processo e agora aguarda a nova licitação para retornar as obras”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *