Lupion preside reunião da Comissão de Agricultura

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) reuniu seus membros, ontem terça-feira (30), para debater o Projeto de Lei nº 138/2015 que dispõe sobre a proibição o uso, na alimentação de suídeos de restos de alimentos que contenham proteínas de origem animal. O projeto, de autoria do deputado estadual Alexandre Curi, visa à inativação do vírus da PSC, peste suína clássica e teve pedido de vista do deputado Evandro Jr.

 

Presidida pelo deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) a Comissão discutiu outros relevantes projetos como, por exemplo, o PL 141/ 2015 que proíbe a produção e comercialização de Foie Gras (patê de fígado gordo). O autor do projeto, Rasca Rodrigues lembrou que o processo de produção do foie gras é um dos mais controversos do mundo. Ele consiste em superalimentar as aves durante 17 dias seguidos (com um funil de 40 centímetros), forçando a entrada de meio quilo de cereais e gordura. “Até o dia do abate, o fígado das aves aumenta entre 10 a 12 vezes em relação ao seu tamanho normal, é uma ação extremamente invasiva”, destacou o deputado. O deputado Evandro Jr também pediu vista do PL. Outro projeto debatido e aprovado por unanimidades dispõe sobre a proibição da criação de animais para extração de peles.

 

Durante a reunião, Lupion anunciou que está buscando estabelecer uma parceria de trabalho da Comissão junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e à esfera Federal, buscando inclusive auxiliar os produtores paranaenses em relação a pautas de competência federal.

 

Fernando Scanavaca (PDT), Deputado Anibelli Neto (PMDB), Deputado Evandro Junior (PSDB) e Deputado Rasca Rodrigues (PV) deputados que que integram a Comissão de Agricultura da Alep e participaram da reunião.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *