Ministros de Relações Exteriores e da Agricultura irão à Câmara dos Deputados no fim de Maio

 

 

Brasília – O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR) disse que não causa preocupação o adiamento das idas dos ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e Tereza Cristina, da Agricultura, à comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados (CAPADR). O parlamentar é autor de requerimento de convite à ministra.

 

Araújo teve a ida confirmada para o dia 29 de maio, enquanto que Tereza Cristina irá uma semana antes, no dia 22. Ela seria recebida pelo colegiado, na última quarta-feira (24), mas precisou adiar por motivos de agenda. A chefe da pasta tem visitas marcadas a países asiáticos.

 

“A ministra Tereza integrava essa Comissão de Agricultura, era coordenadora da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), não se nega à responsabilidade de estar presente ao colegiado para mostrar os planos do ministério nos próximos anos. Ela tem feito a sua parte para colocar os produtos do agro brasileiro lá fora”, disse Lupion.

 

O deputado também comentou as possíveis dificuldades que o Brasil enfrentará no comércio com a China. “A peste suína africana, que entrou na Ásia e já fez os chineses abaterem milhares de cabeças de porco, e pode fazer com que não tenham uma compra tão grande de farelo de soja e de milho do Brasil”.

 

Itamaraty

 

O caso de Ernesto Araújo envolvia um requerimento de convocação feito pelo deputado Marcon (PT-RS), e que se tornou uma audiência pública com o ministro. Lupion, também, considera importante a ida de Araújo ao colegiado.

 

“A vinda do ministro, em 29 de maio, poderá esclarecer pontos para que não entremos em bola dividida na política externa. ‘Dar tratos à bola’, como se diz  no meu estado, aparar as arestas.”

 

Lupion aproveitou para ressaltar que a carreira diplomática brasileira é bem vista no exterior, ao citar nomes como o do embaixador Pedro Bório, cônsul brasileiro em São Francisco (EUA).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *