“Postura proativa da ministra da Agricultura tem permitido abrir mercados ao Brasil no exterior”, destaca Lupion.

Brasília – Durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional, o deputado Pedro Lupion (DEM-PR) aproveitou a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta-feira (22) para enaltecer o trabalho feito por ela para abrir mercados ao Brasil no exterior.

A chefe da pasta da Agricultura chegou ao Brasil no dia anterior. Veio de uma longa viagem a diversos países da Ásia, como Japão, China, Indonésia e Vietnã.

“Vossa excelência tem trabalhado muito para abrir mercados e colocar os produtos brasileiros lá fora, protegê-los, o que possibilitará a melhoria da renda dos nossos produtores, bons mercados para vendermos os nossos produtos e, principalmente, o desenvolvimento da nossa economia e do nosso País”, disse Lupion.

O parlamentar aproveitou para perguntar a Tereza Cristina sobre os resultados da viagem, que contou com a presença de deputados da comissão, como Luiz Nishimori (PL-PR). Ele, inclusive, confirmou a  informação da ministra, sobre a vinda ao Brasil do secretário de Agricultura do Japão em agosto.

Ásia

Tereza também falou sobre reuniões na Arábia Saudita, Vietnã e China, entre outros países. Sobre a China, a ministra pediu deles franqueza nas relações na parte técnica. Solicitou a abertura de um canal de negociação permanente com os chineses, que perderão muito com a peste suína africana, o que abre oportunidades e preocupações ao País.

Ela ressaltou a importância de o Brasil ter profissionalismo para aproveitar a oportunidade de exportar carne para lá. Por outro lado, a soja nacional pode perder vendas, por causa da peste suína africana.

O Vietnã também trouxe boas notícias: o ministério da Agricultura local se comprometeu a abrir, até o 2° semestre, espaço para importar carne bovina brasileira, e demonstraram também interesse no melão brasileiro. Por outro lado, desejam exportar camarão, assunto sob estudos na pasta brasileira.

OCEPAR

Durante a reunião, Lupion aproveitou para enaltecer a presença do presidente do Sistema OCEPAR, de cooperativas paranaenses, José Roberto Ricken na audiência da ministra.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *